quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Brasil perde o rumo nos mundiais

Em 2003, o futebol brasileiro mostrou seu poder nos mundiais organizados pela Fifa. Após o pentacampeonato conquistado na Copa 2002, o Brasil trouxe para a casa os títulos de campeão mundial nas categorias sub-17 e sub-20. Quatro anos depois, a situação não só aponta para nenhum título conquistado novamente, como mostra uma série de resultados decepcionantes.

Nos mundiais das categorias de base disputados em 2005, a seleção sub-20 foi eliminada nas semifinais pela Argentina (atual bicampeã) e a sub-17 perdeu a final para o México. 2006 foi a vez da quebra de expectativas pela seleção principal, com a, muito bem conhecida, queda nas quartas-de-final da Copa da Alemanha diante da França.

Mantendo o ritmo "ladeira abaixo", a equipe sub-20 fez em 2007 a pior campanha da história do Brasil em mundiais da categoria. Eliminados nas oitavas-de-final pela Espanha, Alexandre Pato foto-net) e cia. venceram apenas uma vez em quatro partidas.

No mundial sub-17, outra vez uma campanha distante da taça. O time comandado pelo armador corintiano Lulinha não conseguiu apagar a eliminação precoce nos Jogos Pan-Americanos e parou nas oitavas-de-final diante de Gana.

Apesar dos tropeços, o futebol brasileiro ainda revela grandes valores individuais, como os já citados Pato e Lulinha. Mas para voltar a vencer é necessário que se tenha bons times, objetivo difícil de ser alcançado com treinadores de pouca experiência como Nelson Rodrigues (sub-20) e Lucho Nizzo (sub-17).

3 comentários:

Anônimo disse...

Nanaba,

Acho que o mau desempenho de ambas as seleções têm varias explicações, mas aponto uma que para mim é preponderante: Os jogadores destas seleções tem jogado "futebol para empresário ver". Para quem não tem maturidade, esta pressão (ter que jogar bem para conseguir bom contrato, ir para Europa, ajudar a familia) atrapalha bastante. Coisa que eu gostaria de saber...como é feita a convocação dos jogadores da seleção de base? Acho que até este processo é influenciado...Você como reporter investigativo poderia apurar isso! Outra coisa...escreve uma materia ai sobre as conflitantes decisões do STJD...e os rumos da justiça desportiva no Brasil...já que você ainda não quis comentar o bom momento do Cruzeiro!!! ehehehh e grande abraço!

Anônimo disse...

Concordo como o João.
O STJD é uma palhaçada!!!

Valladares disse...

concordo com o julio. o futebol brasileiro é uma palhaçada. POR ISSO ACREDITO QUE O FUTEBOL AMERICANO POSSA VIR A SER O ESPORTE MAIS POPULAR NO NOSSO PAIS.
FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL! EU ACREDITO! e faço a minha parte