quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A maior torcida é também a dos maiores públicos

Os quatro maiores públicos do Brasileirão 2007 têm uma semelhança: todos eles foram registrados em jogos do Flamengo. A torcida rubronegra foi a única a superar a marca dos 50 mil pagantes em uma partida da atual edição do Campeonato Brasileiro. Na 23ª rodada, 51.522 pessoas pagaram para ver o empate por 1 a 1 entre Flamengo e Sport, no Maracanã.

Nos clássicos contra Fluminense e Botafogo, passaram pelas roletas, respectivamente, 49.828 e 45.445 pessoas, registrando o segundo e o terceiro maiores públicos do Brasileirão. A quarta marca ficou para a partida contra o Góias, com 44.920 torcedores.

Embora esteja presente nos quatro maiores públicos, o Flamengo não conseguiu superar o Sport na disputa pela melhor média de público como mandante até a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os pernambucanos levam em média 25.397 torcedores à Ilha do Retiro, já os cariocas contam com o apoio de 24.643 rubronegros por jogo.

Segundo pesquisa do Ibope, em 2004, 15% dos brasileiros torciam pelo Flamengo, o que dá à torcida rubronegra a condição de a maior do país. No Brasileirão, os flamenguistas podem até terem sido favorecidos pela campanha de troca de ingressos por produtos Nestlé, mas outras torcidas que também participam da promoção não conseguiram os mesmos públicos que o time da Gávea.

Nenhum comentário: